Hoje em dia temos muitos logins e muitas senhas para diversos tipos de serviços na internet e fora dela, como por exemplo: redes sociais, Netflix, Spotify, emails, bancos, trabalho, etc. A recomendação para que nossas senhas sejam segura e evitar de termos nossas contas invadidas é fazer senhas difíceis com letras maiúsculas e minusculas, número e caracteres especiais, além de ter mais de oito caracteres e que cada conta tenha uma senha diferente. Dessa forma fica difícil guardar esse monte de informação e para ajudar nessa tarefa, existem os gerenciadores de senhas.
Mas qual a vantagem de se usar um gerenciador de senhas se os navegadores tem uma função para guardar nossas senhas?
O gerenciador de senhas é uma forma mais segura de guardar suas senhas. Uma das vantagens é que ninguém que tiver acesso ao seu computador conseguirá saber suas senhas que não estejam salvas no navegador se não souber a sua senha do gerenciador de senhas. Outra vantagem é que você pode guardar o seu arquivo criptografado gerado pelo seu gerenciador de senhas em vários locais diferentes, como uma nuvem, pode levar em um cartão de memória, pode usar uma nuvem para sincronizar com outros dispositivos toda vez que houver mudança no banco de senhas, etc.
Algumas das opções disponíveis são:
Este gerenciador de senhas é desenvolvido oficialmente para Windows, mas tem verões e portes naõ oficiais para outros sistemas disponíveis, linkadas no sítio oficial. As versões não oficiais incluem as plataformas Android, iPad, MacOS, FreeBSD, outros sistemas Unix e outros. Cada porte oficial tem sua característica própria, como plataforma alvo por exemplo.
É um porte não oficial do KeePass.
É um porte não oficial do KeePass e é um fork do KeePassX e é feito para a plataforma Linux.
Seu código fonte é aberto e ele é licenciado sobre a licença GPL.
Figura 1: tela inicial do KeePassXC.
Figura 2: tela pós-login do KeePassXC com Nome de utilizador borrado.
Figura 3: tela de informação sobre uma das contas guardadas no KeePassXC.
Comentários
Postar um comentário