Muitos são os motivos que podem fazer o sistema parar de reconhecer a swap. Um deles por exemplo, é quando precisamos redimensionar uma partição e recriar a swap em outro espaço do armazenamento (disco ou SSD).
Os primeiros passos são descobrir a UUID e qual é a sua partição swap (sda1, sda2, sdb1...). O jeito mais fácil para iniciantes de saber qual é a sua partição (sda1, sda2, sdb1...) é através do Gparted. Se você quiser usar este método e não tiver o Gparted instalado em seu sistema, você pode installo com o comando abaixo:
sudo apt install gparted
Abra o Gparded e procure pela partição swap na segunda coluna (Sistema de arquivos) e veja na mesma linha qual partição ela é na primeira coluna coluna (Partição). Para saber a UUID, basta clicar com o botão direito na linha da partição swap e clicar no menu Informações, procurar pela UUID e copiar seu código.
Se você prefere fazer tudo pelo terminal e já tem uma ideia de qual é a sua partição swap, você pode usar o comando abaixo:
lsblk
Depois de saber qual é a sua partição swap, agora é preciso saber qual é a UUID dela. Para fazer isso basta usar o comando abaixo
blkid
Copie o UUID da partição swap para a área de transferência e edite o arquivo /etc/fstb colocando o UUID correto para a sua swap. Você pode editar esse arquivo com seu editor de texto (simples) preferido. Pode ser gedit, emacs, nano, vim, vi, atom... Vou ilustrar como fazer com o editor nano abaixo.
sudo nano /etc/fstab
-------------------------
Incentive nosso blog a produzir mais conteúdo. As formas de contribuir são:
Chave Pix email: jorgeubermensch@gmail.com
Utilize o código Shell Box: UKC1504
Comentários
Postar um comentário